Mais Festa 2023 – Re­gu­la­mento

In­tro­du­ção

MAIS FESTA é a Secção Off (não oficial) do Festival In­ter­na­ci­o­nal de Teatro de Setúbal – Festa do Teatro, em Portugal.

As muitas can­di­da­tu­ras es­pon­tâ­neas e pro­pos­tas para par­ti­ci­par na Festa do Teatro por parte de es­tru­tu­ras ar­tís­ti­cas ou grupos in­for­mais, que aca­ba­riam por não ser pro­gra­ma­dos, levou-nos a criar esta nova secção em 2014.

O facto do Festival estar na XXV edição (2023) evi­den­cia a sin­gu­la­ri­dade de se ter tornado uma re­fe­rên­cia nacional no que concerne aos fes­ti­vais de teatro. Com o ob­jec­tivo de criar espaço para novas criações e cri­a­do­ras/es para que possam apro­vei­tar a lo­gís­tica e promoção do Festival, pela décima vez haverá MAIS FESTA, secção não oficial do Festival.

Data e local

O Festival In­ter­na­ci­o­nal de Teatro de Setúbal – XXV Festa do Teatro realizar-se-á de 17 a 26 de Agosto de 2023, com extensão no dia 20 de Setembro de 2023, em vários espaços do concelho de Setúbal (Fórum Mu­ni­ci­pal Luísa Todi, Escola Se­cun­dá­ria Se­bas­tião da Gama, Casa da Cultura, Parque do Bonfim e outros).

Con­tac­tos

Email para questões re­la­ci­o­na­das com as ins­cri­ções online: te­a­tro­es­tu­di­o­fon­te­nova@gmail.com
Tlm. +351 967 330 188 / +351 932 570 979 / +351 927 718 386

Morada para envio de in­for­ma­ções:
Teatro Estúdio Fon­te­nova
Rua Dr. Sousa Gomes 11
2900-188 Setúbal, Portugal

Cri­té­rios gerais de selecção e par­ti­ci­pa­ção

O Festival aceita can­di­da­tu­ras na­ci­o­nais e in­ter­na­ci­o­nais segundo os cri­té­rios gerais abaixo des­cri­tos. Existem duas ca­te­go­rias de par­ti­ci­pa­ção: A CONCURSO e EXTRA CONCURSO.

Na ca­te­go­ria A CONCURSO apenas são aceites es­pec­tá­cu­los teatrais, podendo ser in­ter­dis­ci­pli­na­res:

  • Teatro/Per­for­mance de rua
  • Teatro/Per­for­mance ao ar livre ou de interior, em espaços con­ven­ci­o­nais ou não con­ven­ci­o­nais.

Na ca­te­go­ria EXTRA CONCURSO são também, aceites es­pec­tá­cu­los de teor musical, magia, circo, stand-up comedy, per­for­mance, ou dança (rua ou interior).

Na secção A CONCURSO o es­pec­tá­culo terá de ter a duração mínima de 45 minutos.

Con­di­ções de par­ti­ci­pa­ção

  1. Acei­ta­ção da apre­sen­ta­ção ao chapéu, com con­tri­bui­ção so­li­da­ria do público a reverter to­tal­mente para os artistas. Para esse efeito os autores devem assinar uma de­cla­ra­ção de cedência a título gratuito dos direitos de re­pre­sen­ta­ção à or­ga­ni­za­ção (Teatro Estúdio Fon­te­nova).
  2. A or­ga­ni­za­ção não se res­pon­sa­bi­liza por quais­quer aci­den­tes pessoais dos in­ter­ve­ni­en­tes no MAIS FESTA.
  3. A or­ga­ni­za­ção reserva-se o direito em se­lec­ci­o­nar/pro­gra­mar os es­pec­tá­cu­los ins­cri­tos, tendo em conta os se­guin­tes cri­té­rios:
    1. Ava­li­a­ção das con­di­ções técnicas pro­pos­tas, pri­vi­le­gi­ando a au­to­no­mia e auto-su­fi­ci­ên­cia dos es­pec­tá­cu­los.
    2. Pri­vi­le­giar os es­pec­tá­cu­los com reduzido número de recursos humanos en­vol­vi­dos.
    3. Pri­vi­le­giar a apre­sen­ta­ção dos es­pec­tá­cu­los/Per­for­man­ces em locais não con­ven­ci­o­nais.
  4. A or­ga­ni­za­ção reserva-se o direito de filmar e fo­to­gra­far os es­pec­tá­cu­los para efeitos de promoção do festival, podendo apenas utilizar excertos com duração inferior a três minutos. Os direitos de cedência dessas imagens ou vídeos são ex­clu­si­vos do Festival.

Con­di­ções ofe­re­ci­das pela or­ga­ni­za­ção

  1. Promoção do es­pec­tá­culo nos ma­te­ri­ais de di­vul­ga­ção do Festival.
  2. Apoio lo­gís­tico:
    1. Ali­men­ta­ção para os ele­men­tos di­rec­ta­mente ligados ao es­pec­tá­culo (ar­tís­ti­cos e técnicos) durante o dia anterior ou o dia da apre­sen­ta­ção do es­pec­tá­culo (de­pen­dendo da lo­gís­tica ne­ces­sá­ria);
    2. Alo­ja­mento dos par­ti­ci­pan­tes re­si­den­tes a mais de 150km de Setúbal;
    3. Apoio ao trans­porte dos par­ti­ci­pan­tes re­si­den­tes a mais de 150km de Setúbal, até um limite de 300€ de com­par­ti­ci­pa­ção pela or­ga­ni­za­ção;
    4. A or­ga­ni­za­ção do Festival prestará apoio técnico, levando em con­si­de­ra­ção o ponto 3.1 das Con­di­ções de par­ti­ci­pa­ção. No entanto, é res­pon­sa­bi­li­dade do par­ti­ci­pante con­fi­gu­rar/co­or­de­nar rider de luz, som etc.
  3. Pos­si­bi­li­dade de an­ga­ri­a­ção de fundos (chapéu / con­tri­bui­ções do público) a reverter somente para os par­ti­ci­pan­tes;
  4. Os ele­men­tos di­rec­ta­mente ligados aos es­pec­tá­cu­los MAIS FESTA (artistas e técnicos) recebem um livre-trânsito válido para todos os es­pec­tá­cu­los e ac­ti­vi­da­des do Festival;
  5. O vencedor da secção A CONCURSO será pro­gra­mado na Secção Oficial da XXVi Festa do Teatro, em 2024, com um cachet de 1100€ (mil e cem euros) e ali­men­ta­ção. Para par­ti­ci­pan­tes re­si­den­tes a mais de 150km de Setúbal a or­ga­ni­za­ção assegura o alo­ja­mento e com­par­ti­ci­pa­ção para o trans­porte até um limite de 300€. Nesse ano, o vencedor terá de apre­sen­tar um es­pec­tá­culo di­fe­rente do que esteve a concurso, com a duração mínima de 45 minutos.

Ins­cri­ção

  1. A ins­cri­ção na secção MAIS FESTA do Festival é gratuita e deverá ser entregue até ao dia 10 de Abril de 2023. Deverá ser pre­en­chida uma ficha de ins­cri­ção, que poderá ser sub­me­tida di­rec­ta­mente online.
  2. A in­for­ma­ção contida na ficha de ins­cri­ção é con­fi­den­cial e obedece ao Re­gu­la­mento Geral da Pro­tec­ção de Dados (au­to­ri­za­ção ne­ces­sá­ria na ficha de ins­cri­ção). A in­for­ma­ção será uti­li­zada ex­clu­si­va­mente para a di­vul­ga­ção do Festival, mantendo sigilo sobre os dados pessoais pres­ta­dos.
  3. Os custos do envio de quais­quer do­cu­men­tos con­si­de­ra­dos im­por­tan­tes para apre­ci­a­ção do Es­pec­tá­culo/Per­for­mance são a cargo do par­ti­ci­pante.
  4. Os ma­te­ri­ais enviados não serão de­vol­vi­dos e passarão a integrar o arquivo do Festival.
  5. O festival exige au­to­ri­za­ção de cedência dos direitos de autor para exibição. As de­cla­ra­ções e do­cu­men­tos deverão ser enviados ou en­tre­gues cinco dias úteis após a selecção e con­fir­ma­ção de presença do es­pec­tá­culo, sob efeito de exclusão da can­di­da­tura.
  6. A or­ga­ni­za­ção com­pro­mete-se a usar as cópias dos do­cu­men­tos pres­ta­dos pelos autores, no­me­a­da­mente de­cla­ra­ções de au­to­ri­za­ção de re­pre­sen­ta­ção emitidas pelos autores, uni­ca­mente para fins de li­cen­ci­a­mento dos es­pec­tá­cu­los / per­for­man­ces.
  7. O rider técnico ou ne­ces­si­da­des técnicas terão de ser enviados com a ficha de ins­cri­ção, sob efeito de exclusão da mesma. Caso seja uma estreia aguar­da­mos o rider até 3 semanas antes do início do Festival.

Júri

Este capítulo aplica-se apenas à secção A CONCURSO.

  1. O júri é cons­ti­tuído por três ele­men­tos se­lec­ci­o­na­dos pela or­ga­ni­za­ção (pro­fis­si­o­nais da área ar­tís­tica e cultural).
  2. Os jurados reservam-se o direito de não atribuir o prémio caso con­si­de­rem que os es­pec­tá­cu­los/per­for­man­ces a concurso não reúnam as con­di­ções ne­ces­sá­rias para integrar a Secção Oficial no ano seguinte.
  3. A decisão final dos jurados é soberana, não havendo lugar a recursos.
  4. A decisão será co­mu­ni­cada na sessão de en­cer­ra­mento do Festival, e pos­te­ri­or­mente por e-mail.
  5. Não serão atri­buí­dos prémios ex aequo.
  6. O(s) artista(s) vencedor(es) terá(ão) de con­fir­mar a sua presença na Edição seguinte no máximo até 6 meses depois da decisão.

In­for­ma­ções gerais

  1. O prazo limite de ins­cri­ção e entrega de todos os ma­te­ri­ais de promoção é até dia 10 de Abril de 2023, às 23h59 (hora de Portugal Con­ti­nen­tal).
  2. Os es­pec­tá­cu­los se­le­ci­o­na­dos a apre­sen­tar no ano corrente serão co­mu­ni­ca­dos por e-mail até dia 19 de Abril de 2023. A di­vul­ga­ção da in­for­ma­ção será pos­te­ri­or­mente pu­bli­cada nas páginas de Facebook do Festival e do Teatro Estúdio Fon­te­nova, assim como outros media.
    1. Após o primeiro contacto de e-mail de selecção os artistas dispõem de 5 dias úteis para con­fir­mar presença no dia e hora proposto, ou co­mu­ni­car al­ter­na­tiva em ar­ti­cu­la­ção com a or­ga­ni­za­ção. Caso não seja con­fir­mada, a par­ti­ci­pa­ção não será con­si­de­rada.
  3. Todos os es­pec­tá­cu­los se­lec­ci­o­na­dos cons­ta­rão nos suportes de co­mu­ni­ca­ção que serão pro­du­zi­dos para a XXV edição do Festival.
  4. O agen­da­mento de dia e hora para a apre­sen­ta­ção dos es­pec­tá­cu­los/ per­for­man­ces é definido segundo critério da or­ga­ni­za­ção em ar­ti­cu­la­ção com os artistas.
  5. Quais­quer casos omissos serão re­sol­vi­dos pela or­ga­ni­za­ção, no­ti­fi­cando an­te­ci­pa­da­mente os ins­cri­tos.
  6. Este re­gu­la­mento e as suas alíneas têm de ser aceites na ficha de ins­cri­ção para validar a sua can­di­da­tura.