terça 22 Agosto / 17h
Mercado da Conceição

Não precisa de bilhete

Pro­gra­mar na di­ver­si­dade e aces­si­bi­li­dade

Con­ver­sas de Teatro

Duração aproximada: 90 min

Uma conversa onde queremos abrir a dis­cus­são para como pensar o teatro para todas e todos.

O Teatro Estúdio Fon­te­nova tem pro­gra­mado nos mais diversos espaços da cidade, ex­pan­dindo a sua ac­ti­vi­dade a espaços não con­ven­ci­o­nais e novos ter­ri­tó­rios. Desde espaços ex­te­ri­o­res tão diversos como o Parque do Bonfim, Jardim Mul­tis­sen­so­rial das Energias, Au­di­tó­rio José Afonso, Ribeira da Comenda, Forte de S. Filipe, Claus­tros do Convento de Jesus e de S. Paulo, a espaços in­te­ri­o­res, que para além do Fórum Mu­ni­ci­pal, Escola Sec. Se­bas­tião da Gama, INATEL, União Se­tu­ba­lense, Club Se­tu­ba­lense, Espaço Fon­te­nova, Casa da Cultura, etc… In­cluindo até uma extensão em Sesimbra e Palmela.

Desde o ano passado, através de parceria com a Junta de Fre­gue­sia de S. Se­bas­tião, alar­gá­mos a nossa pro­gra­ma­ção a este ter­ri­tó­rio. Mas a questão per­ma­nece: como garantir a aces­si­bi­li­dade mantendo a di­ver­si­dade de espaços? Sabendo que a aces­si­bi­li­dade não é só uma questão física e ar­qui­tec­tó­nica, mas também in­te­lec­tual e socio-eco­nó­mica, que bar­rei­ras existem e como superá-las?

Queremos re­flec­tir em conjunto sobre estas questões velhas e novas que nos têm (pre)ocupado ao longo de 25 edições da Festa do Teatro. E queremos também saber a vossa opinião e per­cep­ção. Venham con­ver­sar connosco neste novo espaço da cidade!

Joana Reais

Cantora, in­ves­ti­ga­dora e oradora fre­quente em con­fe­rên­cias sobre o sector ar­tís­tico. Es­pe­ci­a­lista em Inclusão pela Arte, dirige con­cer­tos, mas­ter­clas­ses e con­fe­rên­cias em cidades como Lisboa, São Paulo e Rio de Janeiro.

Pati Domenech

Fundador do Teatro Abrego em 1979, Pati Domenech conta quarenta anos de pro­fis­são
em todos os sectores teatrais. Em 2015, jun­ta­mente com María Vidal, funda La Te­a­tre­ría de Ábrego, um espaço in­ter­na­ci­o­nal de criação, formação, re­si­dên­cias ar­tís­ti­cas e exibição de es­pec­tá­cu­los.

Pompeu José

Actor, formador e en­ce­na­dor, integra a ACERT desde 1993, sendo director ar­tís­tico da com­pa­nhia. Fez também parte do TAS e do Teatro O Bando. Tem par­ti­ci­pado em cinema e te­le­vi­são como actor e director de actores. Foi também pro­fes­sor de ex­pres­são dra­má­tica na Escola de Dança Con­tem­po­râ­nea de Setúbal e na Escola Pro­fis­si­o­nal de Tábua.

Sara Gon­çal­ves

Chefe do Serviço Mu­ni­ci­pal de Co­or­de­na­ção do Programa Nosso Bairro Nossa Cidade, in­te­grado na Divisão de Ha­bi­ta­ção Pública da Câmara Mu­ni­ci­pal de Setúbal, programa que abrange 5 bairros de ha­bi­ta­ção pública da cidade, mo­ti­vando e ca­pa­ci­tando a par­ti­ci­pa­ção dos ha­bi­tan­tes nas ati­vi­da­des e pro­jec­tos dos seus bairros.

Entrada livre