Noite – Ho­mi­lia para um perdão

Carla Ma­deira

Duração aproximada: 80 min | Classificação etária: M/14

O mote deste es­pec­tá­culo é a forma como os in­di­ví­duos são, fre­quen­te­mente, as­som­bra­dos por epi­só­dios de infância e, em par­ti­cu­lar, pelo modo como os pro­ge­ni­to­res moldam e con­di­ci­o­nam a sua vida na sua fase adulta.

Quando falamos de in­to­le­rân­cia, a ten­dên­cia é para abordar este tema do ponto de vista social, ou cultural. No entanto, ele está muitas vezes latente no domínio mais cir­cuns­crito da esfera familiar, e é sob esta pers­pec­tiva que o es­pec­tá­culo faz o seu mergulho.

Noite, homilia para um perdão partiu da Carta ao Pai, de Kafka, mas foi en­tre­tanto bebendo ins­pi­ra­ção a várias outras nar­ra­ti­vas de carácter bi­o­grá­fico, quer reais, quer fic­ci­o­nais.

In­de­pen­den­te­mente dos avanços da hu­ma­ni­dade para novos estados de cons­ci­ên­cia, parece per­ma­ne­cer um fosso ge­ra­ci­o­nal a gerir entre pais e filhos, ao qual acresce o peso de toda uma herança pessoal, familiar, social, cultural e política da qual di­fi­cil­mente re­sul­ta­mos imunes, e a qual se poderá revestir de uma carga de an­ta­go­nismo e in­to­le­rân­cia a carregar durante toda uma vida.

Ficha técnica e artística

Criação, texto, interpretação, cenografia, figurinos, sonoplastia, design de luz: Carla Madeira
Vídeo: Hugo Magro (montagem e edição), Carla Madeira (interpretação e câmara), Julien Bonnin (interpretação)
Fotografia: Hugo Magro
Música: Hélder Alves (improvisação ao saxofone), Laura Garnel Seabra – “Ghosts” (letra, voz e guitarra)
Agradecimentos: José Riço (assessoria dramatúrgica), Marca Amarela (apoio à sonoplastia), Corpo Santo (cedência do espaço de ensaio), Julien Bonnin (assistente de câmara no vídeo)

Entrada livre

Basta aparecer!