26 agosto / 19h
Auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama

Secção MAIS FESTA – A concursoContribuição solidária (a chapéu)EstreiaNecessário bilhete

Noite – Ho­mi­lia para um perdão

Carla Ma­deira

O mote deste es­pec­tá­culo é a forma como os in­di­ví­duos são, fre­quen­te­mente, as­som­bra­dos por epi­só­dios de infância e, em par­ti­cu­lar, pelo modo como os pro­ge­ni­to­res moldam e con­di­ci­o­nam a sua vida na sua fase adulta.

Quando falamos de in­to­le­rân­cia, a ten­dên­cia é para abordar este tema do ponto de vista social, ou cultural. No entanto, ele está muitas vezes latente no domínio mais cir­cuns­crito da esfera familiar, e é sob esta pers­pec­tiva que o es­pec­tá­culo faz o seu mergulho.

Noite, homilia para um perdão partiu da Carta ao Pai, de Kafka, mas foi en­tre­tanto bebendo ins­pi­ra­ção a várias outras nar­ra­ti­vas de carácter bi­o­grá­fico, quer reais, quer fic­ci­o­nais.

In­de­pen­den­te­mente dos avanços da hu­ma­ni­dade para novos estados de cons­ci­ên­cia, parece per­ma­ne­cer um fosso ge­ra­ci­o­nal a gerir entre pais e filhos, ao qual acresce o peso de toda uma herança pessoal, familiar, social, cultural e política da qual di­fi­cil­mente re­sul­ta­mos imunes, e a qual se poderá revestir de uma carga de an­ta­go­nismo e in­to­le­rân­cia a carregar durante toda uma vida.

Ficha técnica e artística

Criação, texto, interpretação, cenografia, figurinos, sonoplastia, design de luz: Carla Madeira
Vídeo: Hugo Magro (montagem e edição), Carla Madeira (interpretação e câmara), Julien Bonnin (interpretação)
Fotografia: Hugo Magro
Música: Hélder Alves (improvisação ao saxofone), Laura Garnel Seabra – “Ghosts” (letra, voz e guitarra)
Agradecimentos: José Riço (assessoria dramatúrgica), Marca Amarela (apoio à sonoplastia), Corpo Santo (cedência do espaço de ensaio), Julien Bonnin (assistente de câmara no vídeo)

Duração aproximada: 80 min

Classificação etária: M/14

Bilhetes

Contribuição solidária (ao chapéu) para as/os artistas intervenientes.

Bilheteira do FITS
bilheteira@festadoteatro.pt
932 570 979 / 925 436 516

A bilheteira abre no dia 17 de Agosto das 18h às 20h e nos restantes dias uma hora antes dos espectáculos indicados com o símbolo de bilhete.

Situa-se na Escola Secundária Sebastião da Gama, com entrada pela Av. Mariano de Carvalho. No dia 21 às 21h funcionará apenas na Escola Secundária D. João II.

Não há multibanco (mas há MB Way).