Mu­lhe­res Móveis

Astro Fin­gido

Duração aproximada: 80 min | Classificação etária: M/12

Mulheres Móveis é uma viagem do­cu­men­tal e fic­ci­o­nada pelas his­tó­rias e memórias das car­re­tei­ras, mulheres que trans­por­ta­vam os móveis à cabeça no concelho de Paredes em tempos que já lá vão.

Um es­pec­tá­culo visual e musical que pretende ho­me­na­gear as mulheres car­re­tei­ras, partindo dos seus tes­te­mu­nhos e do con­tri­buto do ima­gi­ná­rio do poeta italiano Tonino Guerra.

Maria, Letinha, Justa e Sãozinha serão as últimas car­re­tei­ras, aquelas que nos trazem o tes­te­mu­nho de um tempo de miséria e de trabalho duro, sem prémio. Mas as palavras de Tonino Guerra não nos per­mi­ti­ram pintar de cinzento o seu tempo, porque “a pobreza ajuda à fantasia. Na pobreza vive-se sob uma chuva de desejos sus­pen­sos”.

Talvez estas mulheres não tenham feito história (ra­ra­mente o seu trabalho é men­ci­o­nado quando se fala no de­sen­vol­vi­mento eco­nó­mico da região do Vale do Sousa, apesar da sua in­ter­ven­ção pioneira na in­dús­tria do mo­bi­liá­rio), mas deixaram, se­gu­ra­mente, um pouco da sua alma nos passos que deram.

Foi esse o caminho de dor e sa­cri­fí­cio, pontuado por momentos de alegria e forte so­li­da­ri­e­dade, que quisemos trilhar.

Ficha técnica e artística

Dramaturgia e Encenação: Fernando Moreira
Música: Carlos Adolfo
Coreografia e Movimento: Andrea Gabilondo
Cenografia e Adereços: Ana Pinto
Figurinos: Xana Miranda
Designer e Operação de Iluminação: Cláudia Valente
Fotografia e Registo de Vídeo: Elsa Pacheco
Design Gráfico: Marta Ramos
Produção Executiva: Clara Santos Costa
Interpretação: Ângela Marques, Filomena Gigante, Luísa Calado, Patrícia Queirós

Entrada livre

Basta aparecer!