18—27 Agosto 2022
com extensão a 28 setembro
22 Agosto 2022 / 22h
Blackbox da Escola Secundária Sebastião da Gama
ASTA
Caro espectador, o espetáculo começa dentro de momentos. Esperamos que esteja confortavelmente sentado e que a catarse que se segue seja do seu agrado. No teatro, como na vida, somos potenciais espectadores de histórias por contar. Sentados em cadeiras numeradas observamos o que acontece, aos outros.
Vivemos sequiosos de boas histórias, de ser surpreendidos com tragédias, comédias, com alguém que grite de desejo ou sofrimento o suficiente para nos prender à cadeira. Estamos dispostos a acreditar que ficar sentado, confortável a observar, é o grande privilégio de ser espectador. É o ato teatral em todo seu esplendor!
Máquina de Encarnar é um espetáculo performativo de ato único que explora o paradoxo e a violência das relações entre os seres humanos. É uma MÁQUINA que quer transformar um ato teatral passivo numa manifestação artística de alerta! Uma luta num espaço fechado, desonesta, onde a vítima já está escolhida.
Assumimos esta proposta artística consciente de que o teatro tem de desempenhar um papel ativo na luta contra a violência, seja ela qual for. Que deve acrescentar o seu olhar sensível e a sua voz amplificada a esta luta. Pensamos que é possível através do teatro e da arte, criar novas formas de reflexão, de ação, alternativas aos discursos de domínio patriarcal. A arte deve encarnar novas possibilidades de representação de género, que sirva de resistência e empoderamento, que permitam a todas as pessoas construir uma nova história. A sua.
Quatro intérpretes e dois músicos assumem um lado da história. Do outro lado, filas de cadeiras numeradas esperam por espectadores, para um ato teatral que os faça vibrar.
A Máquina de Encarnar está pronta, mas os atos mais profundos de ação e resistência começam quando o espetáculo termina. Bom espetáculo.
Produção: ASTA
Encenação: Marco Ferreira
Assistente de Encenação: Adriana Pais
Apoio Cénico: Marta Marques
Texto: Coletivo
Interpretação: Carmo Teixeira, Edmilson Gomes, Marina Schneider, Sérgio Novo
Músicos: Renato Gonçalves e Telmo Moura
Composição Musical: Ritmo Estúdio
Desenho de Luz: Marco Ferreira
Operação Técnica: Bruno Esteves
Assistência Técnica: João Cantador
Figurinos: Inês Santos
Design Gráfico: Joana Mundana
Produção Executiva e Comunicação: Rui Pires
Assistente de Produção e Comunicação: Helena Ribeiro
A ASTA é uma estrutura financiada por: República Portuguesa – Cultura / Direção Geral das Artes
Espetáculo Inserido no Projeto DEEP ACTS
Co-financiado por: Programa Direitos, Igualdade e Cidadania da União Europeia
Apoios: Câmara Municipal da Covilhã, Instituto Português do Desporto e Juventude, Unidos Futebol Clube do Tortosendo, Torfal
Parceiros: Fermata d’Autobus, Nuovi Linguaggi, Comitato il Nobel per i Disabili, Rumbos, Guarda 2027- Cidade Candidata a Capital Europeia da Cultura, Covilhã Cidade Criativa Design
Duração aproximada: 60 min
Classificação etária: M/16
Normal: 8€ / Descontos: 6€ (Estudantes, desempregadas/os, menores de 25, maiores de 65 e profissionais do espectáculo)
Bilheteira do FITS
bilheteira@festadoteatro.pt
932 570 979 / 925 436 516
A bilheteira abre no dia 17 de Agosto das 18h às 20h e nos restantes dias uma hora antes dos espectáculos indicados com o símbolo de bilhete.
Situa-se na Escola Secundária Sebastião da Gama, com entrada pela Av. Mariano de Carvalho. No dia 21 às 21h funcionará apenas na Escola Secundária D. João II.
Não há multibanco (mas há MB Way).
MB Way:925 436 516