22 agosto / 23h30
Pátio da Escola Secundária Sebastião da Gama

Curtas-Me­tra­gens

Par­ce­ria CLIT / Fes­troia

Curtas-Metragens

QUANDO VEM DA TERRA
Kati Egely / Hungria/Ar­gen­tina / 4 min
Ao som de uma cúmbia, uma menina partilha as suas memórias e re­fle­xões, de­sa­fi­ando-nos a ques­ti­o­nar as nossas opções. An­da­re­mos a fazer as escolhas certas? Es­ta­re­mos a va­lo­ri­zar de­vi­da­mente aquilo que a Terra nos dá?

SEA SHEPHERD
Débora Mendes / Portugal / 5 min
Uma rapariga serve peixe num res­tau­rante até este se esgotar, enquanto se ouvem excertos de uma TedTalk de Paul Watson, fundador da or­ga­ni­za­ção Sea Shepherd, que usa a ação directa para defender a vida nos oceanos.

DENTE-DE-CÃO
Elmano Diogo / Portugal / 5 min
Após a morte do seu melhor amigo, um rapaz parte numa viagem in­tros­pec­tiva em busca de res­pos­tas que o ajudem a dis­sol­ver a tristeza e a pre­en­cher o vazio que aquela perda abriu no seu peito.

ES­QUE­LETO DE UMA TRAÇA
Emma Kay Smith / Reino Unido / 8 min
Esta nar­ra­tiva co­lec­tiva dá voz às di­fi­cul­da­des emo­ci­o­nais e pressões sociais que afetam as ado­les­cen­tes de hoje, apre­sen­tando múl­ti­plas pers­pec­ti­vas sobre pro­ble­mas que envolvem a imagem corporal, a saúde mental e a vi­o­lên­cia sexual.

O DE­SEM­BAR­QUE
Kaisa Penttilä / Fin­lân­dia / 9 min
Quem somos “nós”? E quem são “os outros”? Se o des­co­nhe­cido nos sur­pre­en­der no nosso trajeto, poderá o medo do que é di­fe­rente levar-nos a optar pela reclusão na com­pa­nhia daqueles que vemos como “os nossos”?

PRINCESA
Hoss Wheeler / E.U.A. / 4 min
Um pai decide ir ao encontro da sua pequena filha vestido de princesa. Mas, para chegar ao parque onde ela está, tem de atra­ves­sar uma cidade mo­vi­men­tada na qual todos os olhares se colam à sua in­du­men­tá­ria…

AURORA, A RUA QUE QUERIA SER RIO
Radhi Meron / Brasil / 10 min
Se as ruas pudessem falar, o que diriam? Aurora é uma triste e so­li­tá­ria rua de uma grande cidade que, num dia de chuva, recorda a sua tra­je­tó­ria e sonha com o futuro, per­gun­tando-se: “É possível uma rua morrer?”.

APENAS UMA CRIANÇA
Simone Gi­am­pa­olo / Suíça / 6 min
Sob a ori­en­ta­ção de Simone Gi­am­pa­olo a partir de Londres, uma vintena de re­a­li­za­do­res suíços da área da animação – cada um com o seu estilo e técnica e a tra­ba­lhar re­mo­ta­mente – deu nova vida ao discurso pro­fe­rido na Eco 92 pela ativista ca­na­di­ana Severn-Cullis Suzuki, de 12 anos, tida como a an­te­ces­sora da jovem sueca Greta Thunberg.

MI­GRAN­TES
Hugo Caby, Antoine Dupriez, Aubin Kubiak, Lucas Lermytte, Zoé Devise / França / 8 min
Dois ursos polares são levados ao exílio pelo aque­ci­mento global. Em busca de um novo lar, eles vão en­con­trar uma co­mu­ni­dade de ursos pardos. Não sendo assim tão dis­tin­tas, estas espécies podem coabitar. Ou será que não?

O PESO QUE FALTA
Olivia Marie Valdez, Einar Soler Fer­nan­dez, Sandra Afonso Ro­dri­guez / Espanha / 3 min
Uma so­bre­vi­vente ao cancro da mama analisa ao espelho os efeitos de uma mas­tec­to­mia, pro­cu­rando aceitar o seu novo corpo. Quando percebe que pode amar a mulher que vê no reflexo, recebe como extra o apoio do marido.

EUREKA!
David Creigh­ton / Canadá / 15 seg
Nesta micro-curta animada, um fanático por cons­pi­ra­ções alcança a verdade… por breves ins­tan­tes.

Duração aproximada: 60 min

Entrada livre

Basta aparecer!